domingo, 23 de maio de 2010

Moda: escraviza ou liberta?! Que caminho seguir?!

Olá meninas está semana comprei mais um daqueles livros de moda que falam sobre o que toda mulher deve saber sobre moda... confesso que tenho diversos deles e que alguns deles me inspiraram a trabalhar com consultoria em moda. Mas o fato é que todos particamente trazem a mesma coisa, "o que pode e o que não pode" Aí comecei a pensar sobre um outro livro que li, tempos atrás, que falava sobre a "Ditadura da Beleza" no qual Augusto Cury nos coloca a pensar sobre o quanto a moda nos impõe um padrão de beleza estética pela magreza. Quem conhecer uma mulher que nunca tenha se preocupado com o peso, me avisa tá!!!!! Juntando estes materiais fiquei pensando se a ditadura da moda não estaria exatamente em definir dentro deste padrão o que é aceitável para uma pessoa vestir e o que seria inaceitável. Será que alguém tem este poder de ditar o que as pessoas podem e não podem...claro que automaticamente me perguntei e "e eu nisso tudo"? Então comecei a pensar em meu trabalho como consultora de moda e lembrei de alguns fatos por exemplo onde uma cliente não se encaixaria numa determinada peça mas ao usar parecia que a roupa tinha sido feita sob medida...percebi então que o meu papel ia além de dizer o que pode e o que não pode...isto os livros já fazem, mas o que eu gosto mesmo de fazer, quem me conhece sabe, é usar a moda pra que as pessoas se sintam melhor, mais felizes,mais seguras e mais libertas...não seria ingênua de ignorar o fato de que muitas vezes o problema não está no que se veste mas no que se pensa...bom mas se a moda pode ajudar..meno male!! "Beleza não diz respeito às qualidades dos objetos...mas à forma como nos relacionamos com eles" DUARTE JUNIOR, 2003.

6 comentários:

  1. Ju, este estigma de que a moda escraviza esta na cabeça de cada um, na minha opniao é importante usá-la a nosso favor, no sentido de nos libertar, nos dar confiabilidade e melhorar a auto-estima...
    bj

    ResponderExcluir
  2. Ju, acho que não devemos ser escavas de nada, o importante é sentir-se bem, bonita e confiante.
    bj,

    ZEZE

    ResponderExcluir
  3. Ju

    Concordo com as colegas acima... penso que devemos usar a moda ao nosso favor, melhorando principalmente nossa auto-estima... Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ju,

    Amei essa materia!Vc como sempre muito antenada.E acho que moda e estilo sao
    para proporcionar liberdade e felicidade
    então nada de martirios.bjs
    Lana Tormin
    Consultora de Moda em São Paulo
    R.Funchal 418, 35 andar (ao lado da Daslu)

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju,
    Interessante reportagem!Estava precisando ler algo assim...Pelos livros que começei a ler recentemente estou adquirido a percepção que MODA é passageiro e ESTILO é único.
    Realmente é necessário que tenhamos o discernimento sobre o que está na MODA e agregará valor ao nosso ESTILO, assim penso que fica mais fácil trabalharmos essa questão de moda.
    Beijinhos,
    Del

    ResponderExcluir
  6. Meninas
    é isto mesmo ...moda deve ser um instruemnto nosso e não nós instruemnto dela...
    bj e adoro quando vcs comentam

    ResponderExcluir

Adicione aqui seu comentário

Olá

bem vindo ao meu blog aqui você vai ficar sempre atualizado com dicas de estilo e moda!!

CONTRATE UM PERSONAL STYLIST ESTE PROFISSIONAL VAI MUDAR SEU JEITO DE VER A MODA!

Minha dedicação e paixão por este trabalho é minha principal vitrine.